Projeto Pessoal de Vida

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: AF17
Sigla: PPV
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPSFC 3
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo
Corpo docente: Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Entender como se processa a construção da identidade, designadamente a consciência de si;
Saber o que significa um projecto de vida e uma história de vida e um, o que os une e distingue conceptualmente;
Compreender a importância da actividade do sujeito na determinação do seu percurso e história da sua vida;
Perceber a influência dos outros e da família na construção do projecto de vida;
Saber ajudar um sujeito e/ou uma família a delinear o seu projecto de vida.

Conteúdos programáticos

Conhecimentos essenciais sobre a construção da identidade;
Revisão de conhecimentos sobre desenvolvimento humano e ciclos de vida;
História de vida, identificação de momentos chave, processos de transição, crise e conflito;
Projecto de Vida: identificação de capacidades, desejos, potencialidades e limites;
Técnicas psicodramáticas de apoio à construção do projecto de vidaIdentificação de momentos chave na construção e apoio ao projecto de vida: diagnóstico/avaliação, construção, decisão, supervisão;
Conhecimentos essenciais sobre Coaching.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos essenciais desta UC estão inequivocamente relacionados com a Psicologia do Desenvolvimento e com a perspectiva de Carl Rogers sobre a participação activa do sujeito na definição da sua própria vida, a partir de um trabalho sobre a consciência de si (que mais tarde outros irão trabalhar e explorar, António Damásio, por exemplo). Estes conteúdos enquadram a metodologia que se pretende trabalhar – o projecto pessoal de vida (PPV) e cujo objectivo é dotar os futuros técnicos de intervenção social de ferramentas que lhes possam ser úteis no exercício da profissão.

Metodologias de ensino

Irá utilizar-se uma metodologia que propicie activamente a apropriação dos conteúdos da UC pelos estudantes:

- Leitura e debate de pequenos textos
- Visualização de alguns documentos audiovisuais
- Leitura e análise de histórias de vida, detectando quais os seus problemas e que tipo de trabalho de poderia realizar com a pessoa
- Realização de tarefas relacionadas com a construção do PPV
- Conhecimento e aplicação de uma diversidade de técnicas e instrumentos que estão relacionados com a construção do PPV
- Realização de uma história de Vida e de um projecto pessoal de vida associado (em articulação a UC de SAD).
- Realização de sínteses de aula

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A natureza da UC exige uma apurada articulação entre a partilha de experiências (dos próprios sujeitos da formação ou de relatos publicados) e as atividades de natureza teórico-conceptual que confiram sentido e organizem essas experiências. Essa alternância metodológica permite espaços de análise conceptual mas também emocional, dando lugar à reflexão sobre o “outro” partindo do “eu” e à identificação participada dos elementos que devem constar de um projeto de vida.

Assim, as metodologias escolhidas permitem trabalhar o quadro teórico de base na sua ligação à metodologia de construção do PPV, incentivando os alunos a descobrir e a experimentar, primeiro com eles e entre eles e depois experimentando no terreno (crianças, jovens, adultos e idsoso de um bairro), em contexto, a própria metodologia.

Metodologia e provas de avaliação

Assiduidade e participação nos trabalhos de aula - 10%
Planeamento e execução de uma sessão do Projecto Pessoal de Vida e reflexão sobre a sua execução- 70%
Reflexão individual sobre o processo de trabalho e aprendizagens feitas - 20%

Regime de assiduidade

Os estudantes que optem por um regime de avaliação contínua terão que participar em 75% das aulas, excepção aos trabalhadores estudantes cuja percentagem deve ser negociada com o docente responsável.

Bibliografia Principal

Abreu, J. L. Pio;O modelo do psicodrama moreniano, Quarteto Editora, 2001
Schoen-Ferreira, Teresa Helena et al;“A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório”, 2003 (Disponível em http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n1/17240)
Catalão, João Alberto e Penim, Ana Teresa;Ferramentas de Coaching, Lidel – Edições e Técnicas, Lda, 2000
Costa, E.;Gerontodrama: a velhice em cena, estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a terceira idade., Ágora, 1998
Rogers, C.;Tornar-se pessoa, Moraes Editores, 1983
Rogers, C.;Terapia Centrada no Paciente, Moraes Editores, 1983
Miranda, Mª João & Ana Beja;Programa de Treino de Competências Funcionais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais, Psicosoma, 2012
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